Roteiros Culturais

artesacraMUSEU DE ARTE SACRA DA BOA MORTE
A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte foi iniciada em 1762, concluída, ocupada em 1779, e transformada em Museu de Arte Sacra da Boa Morte em 1967. A sala principal é dedicada às imagens do escultor Veiga Valle.
Fone: 62 3371-1207
Praça Dr. Brasil Ramos Caiado

 


 MUSEU DAS BANDEIRASmuban
A Casa de Câmara Cadeia foi iniciada em 1761, concluída em 1766 e transformada em Museu das Bandeiras na década de 1950.
Fone 62 3371-1087E-mail: mdb@museu.gov.br
Praça Dr. Brasil Ramos Caiado

 


casadecoaraMUSEU CASA DE CORA COROLINA
Construída nos finais do século XVIII e foi transformada em Museu em 1989, após a morte da poetisa Cora Coralina. O prédio possui arquitetura residencial do período Brasil Colônia, seu acervo é dedicado à memória da poetisa.
Fone: 62 3371-1990
E-mail:  museucoracoralina@gmail.com
Rua Dom cândido nº 20 centro


condearcosMUSEU DO PALÁCIO CONDE DOS ARCOS

Foi uma adaptação de quatro residências para abrigar os governadores da Capitania, transformada em museu no ano de 1961. O museu possui exposição permanente da história dos governadores de Goiás. Em julho, o Governo Estadual volta a funcionar na cidade resgatando a antiga capital do Estado.
Fone: 62 3371-1200
Praça Dr. Tasso de Camargo – centro


mercadoMERCADO MUNICIPAL
Ponto de encontro de personalidades ilustres e figuras típicas da cidade, que se reúnem todas as manhãs para um café cheio de prosa e quitandas típicas de Goiás. Além disso, seresteiros, violeiros e cantadores se reúnem todo sábado cedo no conhecido “Bar dos Artistas”, que tem uma grande variedade de cachaças artesanais.


CHAFARIZ DE CAUDAchafariz
Construído em 1778, é organizado em quatro corpos, apresentando espaço central para bicas, além de dois tanques na parte externa, destinados aos animais, uma grade de proteção frontal, criando um pátio interno com bancos.

 


GABINETE LITERÁRIO
Criado em 1864 , no seu acervo, destacam-se jornais e livros dos séculos XIX e XX.
Rua Couto Magalhães esquina com Rua 13 de Maio.


ARQUIVO FREI SIMÃO DORVI
Instituto na década de 60, mantido pela Fundação Educacional da Cidade de Goiás, sendo o mais completo centro de pesquisa sobre a história da Cidade de Goiás.
Rua da Abadia nº 11.


 bertranINSTITUTO BERTRAN FLERY
Fundado em 2003 na cidade de Brasília, transferido para a Cidade de Goiás em 2008. O Acervo refere-se a dados voltados para pesquisas e estudos nas áreas de educação, cultura e meio ambiente.
Localizado na Rua Padre Arnaldo.
http://institutobertranfleury.org.br/site/


Pedro-Recroix-655x360MEMORIAL PEDRO RECROIX
Criado no ano de 2009 no Mosteiro da Anunciação funciona como museu de arte e seu objetivo é preservar a memória de um dos seus fundadores, o Padre e escultor francês Pedro Recroix.


MUSEU DA POLÍCIA MILITAR
Criado no ano de 1998 e instalado desde 2005 nas dependências do 6º Batalhão da Polícia Militar e tem como objetivo preservar a memória e a história da Instituição.


ESPAÇO CULTURAL GOIANDIRA AYRES DO COUTO
Acervo da pintora Goiandira, prima de Cora Coralina. Usando 551 tons de areias coloridas, originárias da Serra Dourada, compõe belos quadros, retratando a Cidade de Goiás e seu cotidiano.
Rua Joaquim Bonifácio
Fone: 62 3371-1303.

Ocultar comentario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *