Projeto “Ser Natureza”, recuperação e preservação das nascentes da bacia do Rio Bacalhau

Na tarde de ontem, 06/08, o Secretário municipal do Meio Ambiente, Fábio José, visitou nascentes na bacia do Rio Bacalhau, o principal manancial de abastecimento de água da Cidade de Goiás.
A visita foi acompanhada pelos agentes da EMATER, Rubens e Benício, que orientam tecnicamente e acompanham o trabalho de cercamento das nascentes, através do projeto Ser Natureza, que tem como parceiros além da EMATER e Prefeitura Municipal, o Ministério Público, a SANEAGO e IVBG, e tem como objetivo recuperação e preservação das nascentes da referida bacia hidrográfica.
Na avaliação do secretário, a execução do trabalho de cercamento está bem executado, com materiais e mão de obra especializada, o que garantirá a proteção das nascentes.
Após a conclusão do cercamento e no período oportuno, ou seja, chuvoso, serão plantadas mudas para o reflorestamento das mesmas.
A médio e longo prazo a perspectiva é de que a execução do projeto contribua para a segurança do abastecimento de água aos munícipes da cidade de Goiás e seja referencial para outras iniciativas semelhantes.

um comentário

1. BOM DEMAIS ESSA INICIATIVA DO SECRETARIO DO MEIO AMBIENTE Sr. FABIO, PRECISAMOS EXPANDIR ESTA PREOCUPAÇÃO DE RECUPERAÇÃO PARA OUTRAS NASCENTES DO MUNICÍPIO DE GOIAS.
    ( RESSALTANDO QUE FIZ TCC CONCLUSÃO DE CURSO DE GEOGRAFIA NO ANO 2017 SOBRE IMPACTOS HÍDRICOS NO ASSENTAMENTO VILA BOA. OBSERVAÇÃO NOSSO MUNICÍPIO NÃO PRECISA DE REFLORESTAMENTO A PRÓPRIA BIODIVERSIDADE QUE TEMOS DO CERRADO PRÓPRIA SE RESTAURA COM O TEMPO JUNTAMENTE COM A PRESERVAÇÃO COM AS PLANTAS NATIVAS DESSA REGIÃO).VOU PROCURAR O Sr. FABIO SECRETARIO MEIO AMBIENTE QUE E MEU AMIGO ACHO QUE MEUS ESTUDOS TCC PODERÁ AJUDAR NESTA EMPREITADA.(NO ASSENTAMENTO VILA BOA PRECISAMOS DE RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE NASCENTES QUE DESÁGUA NO RIO BUGRE QUE E UM AFLUENTE DO RIO VERMELHO) MOTIVO PROPRIETÁRIOS DEIXANDO OS BOVINOS PESOTEAR NASCENTES QUE SÃO AFLUENTES DO RIO BUGRE.