Peguei Covid-19, e agora? Saiba como se cuidar e proteger as pessoas ao seu redor!

Peguei Covid-19, e agora?
Saiba como se cuidar e proteger as pessoas ao seu redor!
• Apareceram os sintomas?
Assim que surgirem os primeiros sintomas, faça o teste na Unidade Sentinela UBS Dona Luia (3371-7712).
Os sintomas mais comuns são febre, tosse, cansaço, perda de paladar ou olfato. Sintomas menos comuns são dores de garganta, dor de cabeça, dores pelo corpo e desconfortos. Sintomas graves são dificuldade de respirar ou falta de ar, perda da fala, mobilidade ou confusão, dores no peito.
Caso tenha entrado em contato com alguma pessoa contaminada, entre em contato com a Unidade para receber a orientação necessária.
• Testei positivo, e agora?
Caso teste positivo, o primeiro passo é comunicar todas as pessoas que entraram em contato com você pessoalmente. A recomendação é que permaneça em isolamento em casa, caso os sintomas sejam leves, não compartilhando objetos com outros(as) moradores(as) e permanecendo de máscara. Faça acompanhamento da evolução do quadro para que, caso haja agravamento, volte até a Unidade Sentinela de Síndrome Gripal para que seja feita uma nova avaliação pelo(a) médico(a).
• Quais remédios posso tomar?
Procure orientação médica e tome somente o que for receitado. Não é recomendado nenhum tipo de automedicação, pois as consequências podem ser graves.
• Quanto tempo depois do diagnóstico, posso me vacinar?
Caso tenha positivado, a vacina deve ser tomada após 30 dias do surgimento dos primeiros sintomas.
-> Para demais dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através do telefone 3371-7750.
Redação: Jânio Roriz, Tayná Saad / ASCOM – Prefeitura de Goiás.
PREFEITURA DE GOIÁS – 2021/2024.