MARÇO LILÁS, CAMPANHA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER DE COLO UTERINO.

O mês de março é um período que demanda atenção especial às mulheres. Além do Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8, o mês também é dedicado à Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Colo Uterino, o terceiro tipo de câncer mais frequente na população em pessoas com útero, de acordo com o CONASS (Conselho Nacional de Secretários[as] de Saúde).
Segundo a médica Mônica Bandeira, “A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), que tem como função prevenir. Temos que focar nesse público e fazer um trabalho nas escolas. Além disso, as mulheres devem ter acesso ao exame preventivo (conhecido como papanicolau), que deve ser feito periodicamente após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces que, se tratadas, são curadas em quase a totalidade dos casos”.
Como se trata de um tipo de câncer que é responsável pelas maiores causas de morte entre pessoas com útero pelo mundo, o Março Lilás traz algumas orientações que podem ser seguidas para que a doença seja descoberta precocemente, aumentando as chances de cura. A prevenção e tratamento poderão ser feitas através do SUS (Sistema Único de Saúde).
Para mais informações e agendamentos de consultas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde através do telefone 3371-7750.
Redação: Tayná Saad / ASCOM – Prefeitura de Goiás.
PREFEITURA DE GOIÁS – 2021/2024.