22 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA ÁGUA!!!

A Prefeitura de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ressalta e homenageia hoje, um dos nossos bens mais preciosos: a água.

Com as mudanças climáticas e o excessivo uso de agrotóxicos, a insegurança hídrica se acentua. Mas o mais grave de tudo é a ausência de planos de manejo sustentável da água, pauta que deveria ser a prioridade número um dos governos pela importância vital do tema.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce. Dessa pequena porcentagem, pouco mais de 2% estão nas geleiras (em estado sólido) e, portanto, menos de 1% está disponível para consumo.

Ainda segundo a FAO, as grandes monoculturas e a mineração, que é um dos maiores responsáveis pela poluição de rios e nascentes, usufrui de 75% do total de água consumida no planeta.

E, de acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Ong Suíça Public Eyes, na água dos Municípios brasileiros, revelou que em um copo de água potável podem estar presentes 27 tipos diferentes de agrotóxicos. Neste sentido, o uso de agrotóxicos no Brasil já era o maior do mundo desde 2018, e nos últimos três anos, o governo liberou mais 1.500 novos pesticidas no território brasileiro.

De acordo com a matéria do Instituto Trata Brasil, quase 35 milhões de brasileiros(as) não possuem acesso ao abastecimento de água tratada. Essa inacessibilidade gera doenças advindas da escassez de água, consequentemente sobrecarregando o SUS (Sistema Único de Saúde). É preciso democratizar o alcance das famílias brasileiras para que elas também possuam qualidade de vida, repensando também no uso desenfreado e irresponsável do nosso bem mais precioso, uma vez que ela é finita e de suma importância para a sobrevivência de todo o Planeta.

Redação: Tayná Saad, Dagmar Talga / ASCOM – Prefeitura de Goiás.

PREFEITURA DE GOIÁS – 2021/2024.

#DiaMundialDaÁgua
#SEMMA