VOLTA A ACONTECER A TRADICIONAL PROCISSÃO DO FOGARÉU NA CIDADE DE GOIÁS.

Após 2 anos de suspensão devido a Covid-19, de quarta para quinta-feira (13 a 14/04), aconteceu a Procissão do Fogaréu na Cidade de Goiás.
Reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado de Goiás, a Procissão representa a perseguição e prisão de Jesus Cristo por soldados do Império Romano. Realizada desde 1745, cerca de 40 homens vestidos com túnicas em cores vibrantes, chamados Farricocos, saem a pé pelas pedras das ruas da cidade carregando tochas na penumbra do caminho, acompanhados pela população presente.
A concentração na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte aquece o público presente, que embalados ao batuque da fanfarra, descem em sentido a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que representa o local da Última Ceia, em busca de Jesus. Ao chegar na Igreja, são recebidos pelo Hospedeiro da Última Ceia, seguindo caminho para a Igreja de São Francisco de Paula, que representa o Monte das Oliveiras, onde encontram Jesus (representado por um estandarte pintando em linho frente e costas pela bisneta do artista Veiga Valle em 1989), o prendem e há uma homilia do Bispo Diocesano Dom Jeová Elias. Este ano, houve a presença de um único Farricoco vestido de preto, uma homenagem para todas as vítimas da Covid-19.
Após a homilia, os Farricocos seguem em direção à Igreja da Boa Morte levando Jesus Cristo preso, local do início da Procissão, onde a encenação se encerra. O estandarte original atribuído a Veiga Valle hoje está em expiação no Museu de Arte Sacra da Boa Morte.
Redação: Tayná Saad / ASCOM – Prefeitura de Goiás.
Fotos: Dagmar Talga, Tayná Saad / ASCOM – Prefeitura de Goiás.
Colaboração de texto: Adriano Bumba e Guilherme Veiga.
PREFEITURA DE GOIÁS / 2021/2024.