O Consórcio é Nosso, mas a Saúde é de Todos.

Foram realizadas 66 cirurgias de catarata através do CISRIVA atendendo pacientes de Brtiânia, Santa Fé, Jussara, Itapirapuã e Cidade de Goiás.

No último sábado,16, foram atendidos pacientes da Região de Saúde Rio Vermelho que encontravam-se na lista de espera há tempos e realizaram a tão aguardada e necessária cirurgia de catarata. A ação se deu através do Consórcio Intermunicipal de Saúde Rio Vermelho Araguaia (CISRIVA) formado por 16 municípios da região e que tem como Presidente a Prefeita do município de Goiás Prof.ª Selma Bastos e Vice Presidente o Prefeito de Itapuranga Daves Soares.

Com total apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Goiás, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiás através do Secretário João Batista Neto e do Hospital de Caridade São Pedro D’Alcântara foi possível ao CISRIVA contratar a experiente e dedicada equipe médica conduzida pelo oftalmologista Dr. Anicézio de Paula Ribeiro Júnior e realizar todos os preparativos e acompanhamentos necessários para que ocorresse a consulta pré operatória, os exames de microscopia especular e ecobiometria e posteriormente o procedimento cirúrgico. Todos os procedimentos foram realizados pelo SUS.

Ao final passaram por cirurgia 36 pacientes de Goiás, 06 de Santa Fé, 09 de Jussara, 07 de Itapirapuã e 08 de Briltânia, totalizando 66 cirurgias realizadas. Esse número expressivo é um marco inédito para a saúde pública do município de Goiás que ainda não tinha realizado um feito semelhante em se tratando de campanha de cirurgias. Vale ressaltar que os pacientes foram atendidos com muito zelo pela equipe que é bem estruturada e já carrega em seu histórico o número de mais de 35.000 cirurgias de catarata realizadas.

Segundo o oftalmologista, a maioria absoluta dos pacientes tinham catarata há muitos anos, o que os especialistas chamam de “catarata dura”, por isso as cirurgias foram mais difíceis. Alguns já estavam praticamente sem visão do olho operado.

Para o CISRIVA e a Prefeita Selma ficou a satisfação em fazer o bem e devolver saúde a muitos. Tanto que Selma, em visita aos pacientes na sala de espera, chegou a se emocionar ao ver a quantidade de pessoas e ao ouvir de alguns o relato de que estavam esperando por essa cirurgia há anos e que agora a vida iria melhorar, pois voltariam a enxergar.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os Campos obrigatórios são marcados *

*

*