Mulheres, Juventude, Igualdade Racial E Direitos Humanos

Secretária: Iolanda Divina de Aquino Leite
Endereço:  Rua do Carmo n. 01, esquina com Rua da Abadia  St Carmo/Centro
E-mail: mulher@prefeituradegoias.go.gov.br ceamcidadegoias@gmail.com
DEFINIÇÃO: A Secretaria Municipal da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEMJIDH foi criada pela Lei nº 270/2021, sancionada pelo Prefeito Aderson Liberato Gouvêa, com o intuito de promover uma articulação para a construção, de forma integrada, de um Plano Transdisciplinar. O tripé da secretaria (direitos das mulheres, juventude e igualdade racial) estabelecerá metas e ações norteadas pelo Plano de Governo do Município 2021-2024, tendo como princípio o eixo dos Direitos Humanos

A SEMJIDH irá promover o diálogo permanente com as demais secretarias administrativas, representantes do legislativo, sociedade civil, outros órgãos governamentais, comitês criados pela própria secretaria, fóruns e conselhos municipais, os que irão possuir assento ou não de representação institucional.

A SEMJIDH é composta por três frentes de atuação, a saber:

Na área das políticas para mulheres, serão planejadas ações, de forma integrada com o Fórum da Comarca de Goiás, Instituições de Ensino, Conselhos de Direitos, Associações, Coletivos e demais órgãos da Rede de Atendimento às Mulheres do Município, que visem: a emancipação e a igualdade de oportunidades; o enfrentamento à discriminação e às violências, o incentivo à autonomia financeira e de fomento ao protagonismo feminino e a redução dos índices de violências.

A Assessoria Especial de Juventude terá a atribuição de articular, coordenar, promover e avaliar políticas públicas de juventude, em consonância com as demandas locais da juventude de 15 a 29 anos, tendo a tarefa de atuar essencialmente na divulgação do Estatuto da Juventude nos espaços de formação, projetando suas ações nas áreas de esporte, lazer, cultura, educação, saúde, geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

A Assessoria Especial da Igualdade Racial tem como objetivo incorporar no planejamento administrativo políticas da Igualdade Racial articulando a Gestão em uma perspectiva transversal e intersetorial de suas ações. Tendo como missão o combate, o enfrentamento e a superação do racismo para a consolidação de uma sociedade igualitária, justa e antirracista. Também constituirá como ação, apoiar o Fórum de Igualdade Racial, já existente no município.

Missão

• A SEMJI tem por MISSÃO articular e executar ações de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos fundamentais das seguintes políticas: para mulheres, para juventude, para igualdade racial e para os direitos humanos, visando oportunizar ações de cidadania, inclusão social e cultura da PAZ.

Visão

• Ser referência em políticas públicas de inclusão, promoção de igualdade e garantia de direitos humanos.

Objetivo

• Promover a articulação intersetorial entre o Poder Público Municipal, outros órgãos governamentais e Sociedade Civil na formulação e execução de ações transdisciplinares integradas à melhoria dos indicadores sociais, em áreas expostas às situações de risco e vulnerabilidade social, com foco especial na prevenção e na oferta de oportunidades para inclusão social, com possibilidades de rompimento com racismo e desigualdade de gênero.

A Prefeitura de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e o apoio do Comitê das Secretarias Municipais, realiza
Dentro das ações do ontem 19/04, no período vespertino tivemos, Roda de Capoeira, a instalação do Bazar Solidário, onde a
Prefeito Aderson Gouvea, a 1ª Dama e Secretária Mun. de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Prof.ª Célia Mendanha, a Vice-prefeita
O Governo do Estado de Goiás, em parceria com o COTEC (Colégio Tecnológico do Estado de Goiás), com a SEDS