Mulheres, Juventude, Igualdade Racial E Direitos Humanos

Secretária: Iolanda Divina de Aquino Leite
Endereço:  Rua do Carmo n. 01, esquina com Rua da Abadia  St Carmo/Centro
Telefone: (62) 3371-2784
E-mail: mulher@prefeituradegoias.go.gov.br ceamcidadegoias@gmail.com
DEFINIÇÃO: A Secretaria Municipal da Mulher, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEMJIDH foi criada pela Lei nº 270/2021, sancionada pelo Prefeito Aderson Liberato Gouvêa, com o intuito de promover uma articulação para a construção, de forma integrada, de um Plano Transdisciplinar. O tripé da secretaria (direitos das mulheres, juventude e igualdade racial) estabelecerá metas e ações norteadas pelo Plano de Governo do Município 2021-2024, tendo como princípio o eixo dos Direitos Humanos

A SEMJIDH irá promover o diálogo permanente com as demais secretarias administrativas, representantes do legislativo, sociedade civil, outros órgãos governamentais, comitês criados pela própria secretaria, fóruns e conselhos municipais, os que irão possuir assento ou não de representação institucional.

A SEMJIDH é composta por três frentes de atuação, a saber:

Na área das políticas para mulheres, serão planejadas ações, de forma integrada com o Fórum da Comarca de Goiás, Instituições de Ensino, Conselhos de Direitos, Associações, Coletivos e demais órgãos da Rede de Atendimento às Mulheres do Município, que visem: a emancipação e a igualdade de oportunidades; o enfrentamento à discriminação e às violências, o incentivo à autonomia financeira e de fomento ao protagonismo feminino e a redução dos índices de violências.

A Assessoria Especial de Juventude terá a atribuição de articular, coordenar, promover e avaliar políticas públicas de juventude, em consonância com as demandas locais da juventude de 15 a 29 anos, tendo a tarefa de atuar essencialmente na divulgação do Estatuto da Juventude nos espaços de formação, projetando suas ações nas áreas de esporte, lazer, cultura, educação, saúde, geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

A Assessoria Especial da Igualdade Racial tem como objetivo incorporar no planejamento administrativo políticas da Igualdade Racial articulando a Gestão em uma perspectiva transversal e intersetorial de suas ações. Tendo como missão o combate, o enfrentamento e a superação do racismo para a consolidação de uma sociedade igualitária, justa e antirracista. Também constituirá como ação, apoiar o Fórum de Igualdade Racial, já existente no município.

 

Missão

  • A SEMJI tem por MISSÃO articular e executar ações de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos fundamentais das seguintes políticas: para mulheres, para juventude, para igualdade racial e para os direitos humanos, visando oportunizar ações de cidadania, inclusão social e cultura da PAZ.

Visão

  • Ser referência em políticas públicas de inclusão, promoção de igualdade e garantia de direitos humanos.

Objetivo

  • Promover a articulação intersetorial entre o Poder Público Municipal, outros órgãos governamentais e Sociedade Civil na formulação e execução de ações transdisciplinares integradas à melhoria dos indicadores sociais, em áreas expostas às situações de risco e vulnerabilidade social, com foco especial na prevenção e na oferta de oportunidades para inclusão social, com possibilidades de rompimento com racismo e desigualdade de gênero.

 

 

 

 


09 DE OUTUBRO: 1ª Mostra Expositiva Primavera Preta ⚠️Ação objetiva realizar uma exposição dos diferentes saberes e fazeres dos(as) afro-empreendedores(as)
25 DE SETEMBRO - Dia Laranja com ADESIVAÇO: “É pela vida das meninas e mulheres.” ⚠️Ação objetiva envolver a sociedade
SETEMBRO AMARELO - SAÚDE MENTAL E CULTURA POPULAR A Prefeitura de Goiás, por meio da Sec. Mun. das Mulheres, Juventude,
SETEMBRO AMARELO A Prefeitura de Goiás, por meio da Sec. Mun. das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos, realizará
O Fórum Goiano Ambiental, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado e a Prefeitura de Goiás realizarão neste sábado dia
O Prefeito de Goiás Aderson Gouvea acompanhado da Vice-Prefeita Zilda Lobo, da 1ª Dama e Secretária Mun. de Assitência Social,
2º FDS - FIM DE SEMANA - DIAS 03, 04 E 05 DE SETEMBRO A Prefeitura de Goiás, por meio
PROJETO DE EXTENSÃO: MULHERES NO ARTESANATO O Instituto Federal de Goiás - Câmpus Cidade de Goiás em parceria com a
Pague o seu IPTU e ajude a Prefeitura a cuidar de nosso Município! Seu IPTU está na iluminação pública, na
A Prefeitura de Goiás, por meio da Sec. Mun. das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos e da Sec.